terça-feira, 29 de maio de 2007

A Saúde

Foto: Cidade de Jaú

Jaú, 11 de dezembro de 1987.

Dizia Rousseau que o homem que mais viveu foi aquele que mais sentiu a vida. Compreende-se aí que foi aquele cuja saúde perfeita propiciou-lhe gozar a vida em toda a sua plenitude. Ela é o melhor bem da Terra. Não há dinheiro, nem honrarias, para substituí-la. Segundo a velha lenda, o homem mais feliz do mundo não tinha camisa para agasalhar-lhe o corpo, mas , cantava porque tinha saúde. Cuidar da saúde é um dever inalienável daqueles que têm sobre os ombros o bem estar do povo.
Jaú está de parabéns nesse setor. As notícias boas também precisam ser divulgadas. Postos de saúde foram criados nos bairros mais carentes e em bairros mais distantes.
Soube que, para melhor equipá-los, vão ser criados gabinetes dentários completos, sob a responsabilidade de dentistas conscientes do dever de servir aos necessitados. Alguns estão funcionando e disso tenho prova. O menino que entrega a Folha estava com os dentes permanentes cariados (mania que tenho de olhar os dentes das crianças carentes). Aconselhei-o a procurar um posto de saúde perto de sua casa. Qual foi a minha satisfação quando voltei de viagem, a campainha tocou e era ele sorridente: "Olhe dona, já chumbei os dentes que a senhora falou".
O bem estar físico, origem básica de uma vida equilibrada, está valorizado em Jaú, levando a saúde onde estão os mais carentes, não restringindo este bem aos mais privilegiados.
Na época em que vivemos onde o individualismo, campeia até a nossa Constituinte, gestos altruísticos, são dígnos de elogios.
Está aí: O secretário da saúde do nosso município é o homem certo para a função que ocupa.
Cumpre seu dever sem exibicionismo ( a carapuça é sua, Sr. Quércia). é como o mineiro: Trabalha em silêncio.
Aqui fica o registro das coisas boas que acontecem em Jaú .

VOVÓ GUITA