quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Os ecos da ECO-92


Foto: Simone Carboni

17 de julho, de 1992.

Após a morte trágica de Chico Mendes recrudesceu aqui o movimento ecológico e os países ricos lançaram os olhos sobre a Amazônia. Esta tornou-se o bode expiatório de todos os males ambientalistas do planeta: sua devastação estava comprometendo a camada de ozônio, era culpada pelo efeito estufa e sem ela, a Terra não teria oxigênio, pois, a Amazônia é o pulmão do mundo...
Os Estados Unidos que tem teto de vidro, mas gostam de atirar pedradas, humilharam-nos mandando para a Amazônia um grupo de senadores querendo ditar leis sobre a conservação das florestas e preservação das terras indígenas ( faça o que mando e não faça o que fiz). O que eles fizeram de suas matas e seus índios? Até nos filmes seus índios eram massacrados. Se fossemos tão predadores não teríamos a maior floresta do mundo que está causando a cobiça dos países ricos. Todos os brasileiros sabem que há necessidade de preservá-la e isso já se aprendia na escola desde a minha logínqua infância, principalmente nas festas da entrada da primavera.
Mas, não há bem que sempre dure, nem mal que não tenha fim.
Veio a tão propalada ECO-92 e chegou a hora de colocar as cartas à mesa. Os ecos da ECO-92 se fizeram sentir em todo o mundo e representantes de todas as nações vieram prestigiar o evento. Pelo cientistas, a Amazônia deixou de sentar-se no banco dos réus, pois, os maiores poluentes do meio ambiente são as grandes indústrias dos países ricos e suas usinas nucleares. Os Estados Unidos receosos, tiraram o corpo fora, fazendo jus ao aforismo popular." Quem tem rabo de palha não se assenta perto de fogo". Atrás de toda a organização, os interesses econômicos falam mais alto. Com toda a siceridade não ponho muita fé nessa Eco-92. Os interesses das nações se entrechocam e vai continuar tudo do mesmo modo. O que não precisamos é da ingerência de outros países em coisas que só a nós dizem respeito.
A guerra do Golfo também nada mudou. Liberadas as minas de petróleo, ninguém se incomodou com Saddam Hussein que continua famoso se vangloriando de ter dado bastante trabalho aos exércitos mais equipados do mundo.
E a ONU, o que ela está fazendo para os milhares de africanos que estão morrendo de fome devido a uma guerra civil? E os direitos humanos tão propalados?
Ando até desconfiada do meu Q.I. . Será que na velhice a gente acaba não entendendo mais nada?

VOVÓ GUITA