quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Horrores da Guerra





27 de abril, de 1991.


Dizem que em tempo de guerra, mentira come terra.

A primeira vítima é a verdade.
Depois de terminada a guerra do Vietnã, as imagens dos horrores nela praticados pelos americanos, vieram à tona. Soldados ateando fogo às palhoças de velhos, mulheres e crianças vietnamitas, serviram para despertar a consciência da humanidade contra a selvageria da guerra. Mas houve uma foto estampada nos jornais, que chocou a opinião pública e o sentimento de solidariedade humana daqueles que dela tomaram conhecimento. Foi uma que estampava crianças vietnamitas chorando com os corpos cobertos em chamas pelo "napalm" atirado pelos soldados americanos. À frente aparecia uma menina nuazinha correndo mostrando em seu corpo ardente, todo o horror daquela cena.
O fotógrafo que captou em sua máquina essa crueldade para mostrá-la ao mundo, ganhou o prêmio Pulitzar 1973, pela foto.
O tempo passou e se encarregou de esquecer o passado. Há poucos dias, folhando as páginas de uma revista recente, vi a fotografia de uma vietnamita, moça de 27 anos que era aquela menina de corpo em chamas, modelo involuntário do fotógrafo.
Foi localizada em Cuba onde faz curso de farmacologia. Embora com cicatrizes das queimaduras pelo" napalm", é hoje uma ativista da paz.
" Faça o que eu mando e não faça o que eu faço".
O governo americano estava tão preocupado com a probabilidade do Iraque usar gases químicos esquecendo que eles mesmos os usaram contra os pobres vietnamitas.
Por enquanto só vêm propalados os crimes praticados pelos iraquianos. O dinheiro e o poder ajudam a camuflar a verdade. Ninguém fala da população civil iraquiana que sofreu todos os impactos da destruição de seus lares, dos seus mortos e feridos.
Todo mundo sabe que o governo americano não dá ponto sem nó. Só estoura o rojão onde pode aparar a vara. Quem vai manipular os poços de petróleo?
O tempo dirá e o barril de pólvora do Oriente Médio vai continuar aceso.
Muita água vai rolar sob a ponte. Enquanto isso, vamos assistir pela televisão as imagens de uma guerra que trouxe sequelas para todos os países, inclusive o Brasil.
E por falar em petróleo, soube pela televisão que a Petrobrás vai fazer prospecção de petróleo no Estado de São Paulo. E se for encontrado, como ficam aqueles que desceram a lenha na Paulipetro?
Vovó Guita