quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Nosso Povo, Nossa Gente



Foto: Simone Carboni

Nov/1991
O povo brasileiro é alegre, extrovertido, afável. Que o digam os inúmeros estrangeiros que aqui se aportam.
Agora mesmo, nesta hora, em que o País vive um dos momentos mais decisivos de sua história, o nosso povo, não está nem aí.
Enquanto nossos ilustres constituintes estão debatendo a nossa Constituição, quebrando a cabeça com tantas emendas,( li que já são quinhentas) sem chegar a nada, o povo está preocupado com o Carnaval que se aproxima.
Pensando bem, até que há uma razão para isso.
Já pensou, perder tempo em saber qual o partido que terá mais representantes, um querendo sobrepor o outro, quem vai redigir a Carta, se tem ou não competência, que atração tem? O melhor mesmo é cair no samba.
Para os nossos dignos constituintes, este é o momento propício para suas entabulações. Sentem-se mais à vontade, sem ter ninguém para atrapalhá-los e podem rezar o "Pai Nosso" só até onde diz: " Venha a nós o Vosso Reino".
Enquanto isso, o povo curte a chegada do rei Momo. O nosso povo gosta de levar a vida cantando. é igual a Lili daquele filme.
Mas o carnaval acaba e então ele sente na pele os apertos da vida. Mas não se desespera. Deus é grande, é brasileiro...Se Deus quiser tudo vai dar certo...
De repente ele percebe que foi enganado. Há corrupção nas nossas instituições. Mas não se aflige não.
Revoltar-se para quê? A vida é tão curta e é preciso vivê-la em toda plenitude. O melhor é levar na esportiva e cantar: " Se gritar: Pega ladrão.Não fica um, meu irmão".
Através da música , ele se acha vingado.
Meu povo, minha gente.

VOVÓ GUITA