quarta-feira, 2 de maio de 2007

Trivialidades

FOTO: NILZA CARBONI(VOVÓ GUITA) & SIMONE CARBONI ( NETA)

Foto: Casa de Nilza Guimarães Carboni na cidade de Jaú

Jaú, 12 de março de 1987.

Enquanto nossa Constituição está sendo cozida em banho-maria, o melhor é refrescar a cuca, com coisas banais.
Ela está naquela idade bonita, que mereceu de Machado de Assis aqueles versos:
" Menina Moça"
" Está naquela idade duvidosa
Que não é dia claro e é já o alvorecer;
Entre aberto o botão, entre fechado a rosa;
Um pouco menina e um pouco mulher".
Está começando a ter independência e indivudualidade, não deixando dominar-se com facilidade.
Tem um jeitinho tímido, gosta de ler e não dispensa televisão.
Dei-lhe uns livros da coleção : " Menina e moça", que já passaram pelas mãos de sua mãe e tias.
Parece-me que gostou. Enquanto seus endiabrados irmãos põem a casa de pernas para o ar à procura de selos antigos para coleção ( bem diziam os antigos: " Onde há criança, coisa ruim não esconde") ela perscruta tudo. Tem espírito arguto, crítico.
-Vó , sua casa parece um museu de antiguidade. Por que você não troca tudo por coisas modernas?
Passo os olhos e concordo em pensamento: " É mesmo, há coisas do tempo em que se amarrava cachorro com linguiça".
Mas, sou conservadora. Cada peça tem uma história, uma recordação.
Até o meu velho sofá sofreu suas críticas.
Então retorqui :
-Você está parecendo o Bocage.
E antes que ela fizesse aquela pergunta irreverente tão comum nos adolecentes de hoje : " Quem é esse cara?", eu lhe expliquei que era um poeta português, que usava seu talento poético para fazer críticas, sátiras.
-Certa vez ele criticou um sofá que eles chamavam canapé, não de maneira como você fez, à queima- roupa, mas, de um modo sutil, através de versos.
Disse-lhe o epigrama de Bocage referindo-se ao sofá:
" Quando a antiguidade
Por essa casa entrou,
Disse àquele canapé:
- Sua benção meu avô".
Minha neta não se deu por vencida. Com olhar gaiato, fez mesuras ao meu sofá:
- Sua benção , meu bisavô.


QUEBRA-CABEÇA:


5 comentários:

Anônimo disse...

Que belo sorriso!Parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

lindo blog...suas doces lembranças... e essa música!que música maravilhosa!eu já ouví essa música não me lembro onde foi...
é tema de filme?tão linda...

Anônimo disse...

Vcs duas nas fotos...e a foto preto e branco tão linda...
ver teu blog e ouvir a música maravilhosa é como se estivesse passando um filme mesmo...com os textos..maravilhoso blog!

Anônimo disse...

Por que nao:)

Anônimo disse...

Obrigado por Blog intiresny