domingo, 29 de abril de 2007

A delícia de ser avó




Jaú, 02 de agosto de 1987.

Tornei-me à Santa Cruz. Acontece que meus seis netos, vindos de Presidente Prudente, acharam por bem passar as férias com minhã irmã, na casa que era da minha mãe. O Rio Pardo exerce sobre eles grande atração, principalmente o Clube Náutico que lhes oferece horas de lazer. Os pais de uns estão gozando as férias no Nordeste, enquanto os outros foram conhecer o Pantanal antes que ele se acabe. Para "aumentar o time", vieram duas sobrinhas - netas do Rio, cujos pais estão em um congresso na Irlanda. Como criança atrai criança, os primos de Santa Cruz também vêm se reunir e está armado o circo. Discutem, brigam, mas, não se largam!
Até para armar o jogo de futebol. Sempre há um lider que distribui os jogadores no campo e dita as regras do jogo. O Duda é o tal e até ganhou apelido de Ulisses Guimarães. Rogério não vê com bons olhos a liderança do Duda. Teima em não aceitá-lo.é o Covas!
Mas depois de tanta discussão, entram em um consenso (estou parodiando a Assembléia) e lá vai a turma jogar no Náutico. E todos se esquecem das horas. Daí a pouco ouve-se um vozerio. São eles que estão chegando. Pela sujeira das roupas, o jogo foi renhido. O menorzinho chama o primo de " frangueiro", pois deixou passar muitas bolas.
Chegou a minha vez de agir. Obrigo-os ao banho. Não há banheiros para todos de uma vez. Brigam, discutem, até que vou apaziguá-los. Jantam e correm para a televisão. Em Santa Cruz a Globo é o canal que pega melhor. Os outros não são nítidos. Para que tudo corra bem, ficamos com eles na sala. Mas a Globo não coopera: Além daquelas intragáveis vinhetas " Esta onda pega", há a propaganda de prevenção à Aids.
Fernando , o caçula, está com os olhos pregados na televisão.Presta muita atenção na atriz Irene Ravache, ensinando a previnir a doença. Não se conteve.
-Vó , a Aids mata mesmo?
-Mata sim.
- Então você faz uma camisa de mangas bem compridas e gola alta para eu não pegar Aids?
Minha irmã sai rindo. Os maiores trocam olhares maliciosos.
Aproveito, desligo a televisão e coloco-os na cama.
-Todos vão rezar e pedir ao " Anjinho da Guarda" que tenha paciência com vocês. Mas até a hora de rezar eles se fiscalizam.
-Vó, o Fernando não rezou. Ele não abriu a boca.
Fernando, sonolento, responde:
-Rezei, sim, vó, rezei nos pensamentos.
Rio, apago a luz e dou-lhes uma "boa noite".
Vai daí que me lembro da minha mãe quando dizia que os netos davam-lhe duas alegrias : O dia que vinham e o dia que iam embora.

VOVÓ GUITA

RECEITA DA FAMOSA BERINGELA DA VOVÓ:

2 comentários:

Anônimo disse...

Eitâ tempo bom...estou até vendo a fisionomia da vovó de alegria por te os netos por perto em Santa Cruz....ha,ha, ha, manga comprida pra não pegar AIDS só podia partir do Dr. Fernando !!!!

Anônimo disse...

Adorei! hahaha Nando figura sempre!!!!!!!!rs