sábado, 9 de junho de 2007

Lar ,doce lar.







04 de julho de 1991.

Se as nossas instituições estão em decadência, desacreditadas, urge que uma delas seja poupada, pois, ainda é o alicerce de toda a sociedade : A família.
Precisamos defendê-la com unhas e dentes. É no seu equilíbrio na firmeza de suas convicções, nas virtudes morais e cívicas que dela emanam , que servem de base para uma infância e juventude sadias. Tudo o que se adquire na infância leva-se até o fim da vida.
Bem diziam os antigos que "a maçã não cai longe do pé". Um lar onde reina o amor e o respeito dá equilíbrio emocional aos seus membros. É a família o elemento básico da sociedade. A nossa juventude precisa de estabilidade para a sua formação e é no lar que ela encontra o alicerce. Quem no caminhar dos anos não sente saudades da casa paterna, das lembranças ternas dos pais e irmãos, dos sonhos infantis que os anos não trazem mais?
O soneto de Luís Guimarães Júnior "Visita à Casa Paterna" nos faz imaginar o que sentimos quando retornamos ao antigo lar depois de longa ausência.
Mas,o nosso lar, doce lar, se sente ameaçado de desintegração pelos programas de televisão que invadem corrompendo nossas crianças, pondo em perigo essa instituição tão importante em nossa vida. Haja vista as cenas de adultério, de ciúmes entre mãe e filha, violências, rivalidades.
Os meios de comunicação deveriam trazer para os nossos lares um mundo de amor, de altruísmo, com mais esperança e não inquietações e licenciosidade que deturpam a formação moral da infância e juventude, causando até mal estar entre as pessoas adultas.
É simples dizer que quem se sentir prejudicado, basta desligar a televisão. Mas, muitas vezes as mães, principalmente aquelas que trabalham, não podem exercer uma fiscalização sobre as crianças e adolescentes e esses são os mais atingidos. Sei que minhas palavras não encontram eco em um país onde a corrupção e a falta de vergonha na cara já têm marcas registradas.
O que se pode esperar de um Congresso omisso, desacreditado que só sabe legislar em causa própria, pouco se incomodando com o que acontece por esse Brasil afora?
Para ele quanto pior, melhor. As discussões estéreis, o antagonismo político, não lhe permitem zelar pela decência do país.

VOVÓ GUITA

23 comentários:

Psique disse...

mESMO ESCRITO A 16 ANOS ATRÁS , CONTINUA RETRATATANDO NOSSA REALIDADE.

bJKS

Manuia Sanguine Girl disse...

Oiee...Amei seu blog! Mto legal! Comenta no meu tbm?? Bjss

Kiko Verga disse...

Vovò, testes grandes de Vovò. A família? hoje as mães jogam possuem filhos no cassonetti do lixo, os pais preferem gastar do tempo na noite os clubes, a família são vistas como um sacrifício que pendurada, a televisão tem a tendência ao inculcarci isto, mas toda a família é um núcleo um o poder, a família é paz, dor, amor, sacrifício, guerra, a família é. E ' fácil de ser único, sem próprio scomodi envolvido dos filhos, a Nápoles diz que os filhos são as partes do coração, e o que semeia para eles nós nós coleta, nós tenta semear o amor, altruism, paixão, o honesty que este será o que nós coletaremos do ele, o dinheiro é importante para viver bem, mas não está todo na vida........KIKO VERGA

Poeta Punk disse...

Salve a Familia....se mais este alicerce societario acabar a sociedade acabará de uma vez por todos!!!

Darwin disse...

adoro esses textos que transcedem o tempo, hoje vemos o resultado dessas ações dos meios de comunicação... as famílias estão cada vez mais desunidas, distantes,a moral manda que sejamos imorais... é tudo muito estranho nessa sociedade...

p.s: adorei o blog, o template, os textos, a música...

A silenciosa disse...

Uma vez li um livro que dizia o quanto a gente se perpetua quando se transforma num livro, nos pensamentos e palavras. Ficamos ali. Sempre jovens. Sempre perto daqueles que amamos. Presentes de alma e coração. Vejo esse blog assim. Como uma perpetuação.
Beijão.
Roberta.

Anônimo disse...

Concordo com o texto!
a família está deixando de ser importante em muitos lares, precisamos resgatar o verdadeiro significado da palavra família pra poder ensinar aos nossos filhos.

Anônimo disse...

Bom texto e atual né?
tem gente que acha q a familia é instituição falida, não concordo não

Ana Lívia disse...

Perfeito seu blog!!!!
voltarei aqui mias vezes....
muito bom os textos!

José disse...

muito interessante

creio que a familia foi, é e ainda será a base de toda a sociedade

Vanessa Lee disse...

Concordo plenamente o dito sobre a importância de um ambiente familiar sadio pra o desenvolvimento psico emocional de crianças e adolescentes!

Anônimo disse...

o blog está cada vez mais lindo e é incrível como os textos continuam atuais...
(corrupção e a falta de vergonha na cara)e eu até me lembrei de uma noticia na tv hj...um irmão envolvido em rolos... um Presidente que nunca sabe o que dizer...
: (
tantas necessidades...tantos sonhos...tantos votos perdidos!

Anônimo disse...

Vi o blog no Orkut
Gostei...
Mto criativo!
**Bjs!**

Anônimo disse...

Música escolhida a dedo em amiga!!!!!!
Linda!
beijocas

Manuia Sanguine Girl disse...

Oiee,vim agradecer o coment. e avisar q meu blog musoumagora eh aki:
http://www.blogofplush.zip.net

Kero ver seu coment.sempre la okay??

Bjs!

Anônimo disse...

olá!!! vim retribuir sua visita!! demorei mas apareci!! bjus!

Diego Moretto disse...

Nossa cara, este blog é bom demais. Bater a nostalgia boa e ruim de tempos passados e ver que nada mudou. Parabens!

Maria Eduarda disse...

Que linda.
Adorei o blog.
Obrigada por nos presentear com tal leitura. Que nível.

Beijos no coração

Anônimo disse...

E por mais que passe o tempo, este texto continuará atual...

Eu prezo muito a família.

beijos

Bel disse...

Texto mais do que atual...
E parabéns a você que fez esta homenagem belíssima!
Esta deve ser uma mulher à frente do seu tempo, e abençoados os que descendem dela, e convivem com ela!
Beijo!

Nil Borba disse...

Quanto mais venho aqui, mas admiro minha chará..

Lindo demais e coerente com o nosso futuro tão atual.
Beijos

Nil Borba disse...

Olá!

Hoje, é dia dos amantes, dos namorados, dos que amam. Espero que vc tenha com quem dividir esse momento e deixa se é um dia comercial, como dizem... Faça de conta que é o dia de – mais uma vez- beijar e estar pertinho de quem vc ama.

Pensamento do dia:

“Todos nós temos uma Porta Negra dentro da mente. Para uns, a Porta Negra é o medo do desconhecido. Para outros, é um cliente difícil, ou uma frustração qualquer do tipo medo de arriscar, medo de assumir, ou medo de se relacionar, ou medo de ser rejeitado, ou medo de inovar, ou medo de mudar ou medo de voar mais alto.”

Beijos e tenha um bom dia!

Anônimo disse...

Faço da Nilza as minhas palavras hoje...

Feliz dia.

bjo