terça-feira, 12 de junho de 2007

Os mestres mudos



07 de julho de 1989.

Tomo um a um os livros das estantes para limpá-los. Retenho-os nas mãos, passo os olhos em suas páginas e meus pensamentos começam a viajar por entre as brumas do passado. São livros que me acompanham desde a adolescência, amarelecidos pelo tempo e outros mais novos, dos meus filhos. A ortografia de uns não bate com a de outros. Também a nossa ortografia é como a nossa moeda, passa por metamorfoses: às vezes se escreve de um modo outras vezes de outro. Antes havia certas regras para acentuação, hoje não sei se as há. Desde o meu tempo de estudante que as palavras em francês levam os mesmos acentos. Agora, quando escrevo estou sempre na dúvida.
Revejo livros de Machado de Assis, o grande escritor de Quincas Borba, O Alienista, Helena e muitos outros, cujo sequicentenário de nascimento é comemorado este ano. Eça de Queiroz, José de Alencar, Camilo Castelo Branco, Júlio Diniz vão sendo recordados.
Os contemporâneos como Érico Veríssimo (tenho predileção por seus livros) Jorge Amado, Gilberto Freyre também são revistos. Alguns romances que fizeram época na minha mocidade merecem reparo devido a ação do tempo: O Corcunda de Notre Dame (Victor Hugo), Cidadela, Noites de Vigília (A.J.Cronin), Quo Vadis e mais alguns.
Chamam-me a atenção os livros escolares. Detenho- me neles. Santo Deus! Como minhas filhas que fizeram a USP estudaram : Textos Arcáicos, Textos Latinos, As Catilinárias, Dicionário Francês e Espanhol, romances nessas línguas e até livros em italiano. Como as fiz estudar!
Neste país em que há tanta inversão de valores, parece até aberração estudar tanto. E pensar que há certos inúteis fazendo leis a torto e direito, engabelando o povo com uma Constituição falha e inacabada, dá pena, muita pena.
Enquanto os professores reinvidicam um salário decente, digno com sua profissão, os nossos marajás digníssimos deputados, agarram-se com unhas e dentes à Carteira de Previdência de Aposentadoria da classse, com medo de extingui-la, não lhes sobrando a vergonhosa aposentadoria de oito anos de ociosidade.
Ainda bem que as minhas netas não querem ser professoras e ninguém as estimula a abraçar essa profissão hoje tão desrespeitada.
Nossos congressistas não necessitam estudar tanto, para conseguir tamanho privilégio. Nosso povo, a maioria subdesenvolvido, pode ser facilmente manipulado. É só ter lábia e jogo de cintura.

VOVÓ GUITA

22 comentários:

Paloma disse...

Mto legal seu blog!!!

Bjuxxxx

A burguesia fede! disse...

vovó, isso tudo é invençao?
os livros, a poeira,..
e os olhos?

eheh
vim do orkut. legal teu blog
beijo.

João Antônio disse...

OLá,

como é importante preservar a história

Bjs e uma ótima noite

Anônimo disse...

Pão e circo para os desavisados...esse é nosso país. O blog está pesado demais para abrir!

André R. França disse...

Olá... estou mais uma vez visitando seu blog.
Parabéns
Beijo

Wanderson "Wans" disse...

Tenho certeza que vovó Guita é hoje incompreendida pela maioria das pessoas. Tem cultura demais, se expressa de uma forma que provavelmente não é entendida, pois nossos contemporâneos, os poucos que gostam de ler e lêem mal,gostam de coisas como : Paulo Coelho entre outros de mesmo calibre. É ...a verdade dói...mas é a verdade.
Deus salve vovó Guita.

Pa[†φ] BEiJo disse...

nossa vc escreve lindamente....adorei
parabéns msm

vlw peo comentário no meu blog^^

bjus
se cuida

Unknown disse...

Olá.
Poxa,ver q o texto é de 89 me aflige.
Sou estudante do curso de letras e sempre quis ser professor.Estou me preparando para as dificuldades que sei q irei encontrar.
Acho que a educação é um caminho mais estreito para melhorar a situação q está o país.
Muito lindo o post e lindoseu blog.
Abraços.

Anônimo disse...

Belíssimo texto.

Obrigado pela visita! :-)

Red Letters disse...

Amei a música!
Seu bog está lindo.
Parabéns.

Pa[†φ] BEiJo disse...

concordo plenamente...eu nunk usei botas...meu cabelo é cacheado e preto ahuahauhau... e adoro isso ahuahuah^^

bjus
se cuida

Unknown disse...

otimo tudo isso, as pessoas estão reconhecendo bons textos ultimamente,

blog show!

t+

Pa[†φ] BEiJo disse...

rsr...^^
ah...acho nada a ver esse negocio de usar chapinha e alisante...acaba com o cabelo...pintar...eu morro de medo...sem falar q eu tenho uma certa cor de churros...ai eu acho q meu cabelo cai muito bem p minha cor...

é engraçado vc ser a minoria das mulheres brasileiras q concordam comigo em relação a isso...fico muito feliz^^


bjus linda...

izilgallu disse...

Obrigada por visitar meu blog, eu estava sem pc, hoje finalmente ele retornou a vida., abraços, seu blog esta otimo

R Lima disse...

Valores subjetivos são em sua maioria incompreendidos...

Mas incompreensível mesmo é o descaso de ambos os lados ao projeto educacional do nosso país..

É fato merecedor de estudo.. se é que haverá bons estudiosos..

Bjs moça e sucesso ao blog!!!




[ http://oavessodavida.blogspot.com/ ]

O AveSSo dA ViDa - um blog onde os relatos são fictícios e, por vezes, bem reais...

Anônimo disse...

É verdade. E estamos nos preparando para novas mudanças ortográfcas. Essas mudanças são ridículas e só servem para prejudicar os mais "antigos". Infelizmente, a cultura é tratada como produto em nosso país; não como patrimônio. E, como tal, sujeita-se a "recall's" e a "modernizações" inúteis.
Professores hoje? Alguns são verdadeiros abnegados e fazem do magistério uma profissão de fé. Outros (e temo que a maioria) preocupam-se apenas com o "ganha-pão" diário e o empenho e qualidade que se danem.

Anônimo disse...

Adorei essa foto!
beijocas

Anônimo disse...

Outro dia seu blog bem me inspirou a escrever um texto... porque acho tão engraçado quando percebo que a escrita transcede o tempo.

Por isso gosto tanto de escrever. Sei que um dia, quando eu não mais estiver aqui e meus filhos e netos estiverem, meus escritos ainda serão lidos.

Só não sei se eles publicarão e divulgarão minhas letras como fazes, mas... =D

Gosto muito de ler escritos de outras gerações. Tanto passadas, quanto futuras... por isso gosto de vir aqui.

Como gosto de gente!

beijos

Nil Borba disse...

Olá!!

Vim te contar um segredo, não conte pra ngm , mas tem um presentinho pra vc em meu blog, passe por lá quando puder?

Beijos
Boa noite!!

Anônimo disse...

É, tomara que sim, que futuramente sabe, meus escritos ainda circulem em algum lugar e não fiquem só guardados numa gaveta qualquer e esquecidos em papéis amarelados ou em páginas da net expiradas. rsrs.

Que dramático!

Meus filhos ainda são muuuuito pequenininhos, mas vira e mexe escrevo umas historinhas pra eles. Que gostam.

Talvez quando estiverem maiores, se identifiquem com o que eu escrevo como adulto. rs

Vim te deixar um beijo de boa noite e desejar uma otima sexta,

Jac C. disse...

Te vi indicada por Nilza e vim conferir.
Que chique! A senhora é bem crítica tb, passa firmeza nas palavras.
Parabéns pela indicação.
bjs.

Anônimo disse...

Si, probabilmente lo e