quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Reminiscências



03 de dezembro de 1992.

Nosso subconsciente desperta em certas horas calmas, mormente quando ouvimos músicas que nos deixaram sensações agradáveis, palavras ou mesmo vendo objetos que fizeram parte da nossa vida. Outro dia estava posta em sossego (qual a Inês de Camões) vendo a televisão quando, uma propaganda de garrafa térmica mostrou um gramofone. Meu subconsciente logo despertou e lembrou-me que, em minha casa havia dois gramofones que tocavam aquelas músicas antigas tão ao gosto de meus pais; uma delas, de Carlos Gomes. Como éramos da geração dos tangos, boleros, swings, as abominávamos tal qual meus netos se insurgem contra nossas músicas que as chamam de "bregas". Tudo neste mundo se repete. Mas, o velho gramofone trouxe-me à lembrança um antigo folclore político contado pelo meu pai. Quando os trilhões da Estrada de Ferro Sorocabana estavam rasgando as florestas do Vale do Paranapanema a caminho das barrancas do Rio Paraná, um governador veio inaugurar um trecho construído. A " Maria Fumaça" como era conhecido, passava por um lugarejo e o alcaide resolveu prestar homenagem a tão ilustre figura, rara naquele tempo de comunicação precária.
Como não tinha quem cantasse o Hino Nacional, levaram um disco e o gramofone. O trem parou na estação e o governador postou-se à porta de saída, pronto para ouvir o Hino. A corda já havia sido dada no aparelho, mas, para espanto geral o disco foi trocado e em vez do Hino Nacional o que se ouviu foi uma modinha antiga do folclore caboclo:
"O tatu subiu no pau.
É mentira de vancê!
O tatu faz buraco.
Isso sim que pode sê."
O povo está tão cansado de ouvir falar em CPI de corrupção, em impeachment e tanta safadeza dos nossos políticos que não acredita mais em nada, pois tudo continua no mesmo rítmo: o Lula passeando na França (onde ele arranja tanto dinheiro para suas viagens se não trabalha?), os ministros discutindo, o governo parado, o Congresso desacreditado, por isso resolvi virar o disco, lembrando de fatos passados.
Vovó Guita

2 comentários:

Unknown disse...

Oi.

Minha opinião é q se isto,a corrupção, acontece até hj é porq nós( o povo ) permitimos.
temos o q merecemos.

Abraço.

Anônimo disse...

Sempre lindo esse Blog...textos interessantes que apesar do tempo passado...são bem atuais...e por falar em Carlos Gomes,eu tbem gosto!!!!
beijos